Início » Campanha Pipa Sem Cerol da GCM apreende mais de 1,5 mil carretéis com linhas cortantes

Campanha Pipa Sem Cerol da GCM apreende mais de 1,5 mil carretéis com linhas cortantes

por Redação Diário Online
0 comentários

Regiões Oeste e Noroeste concentram o maior número de apreensões, com 467 e 515 carretéis apreendidos

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia já apreendeu 1.546 carretéis com linhas cortantes na operação da 17ª Campanha Pipa Sem Cerol. As ações de conscientização e fiscalização começaram no dia 2 de junho e serão realizadas até o final do mês de agosto, com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos do uso do cerol.

Dados da corporação revelam que as regiões Oeste e Noroeste de Goiânia concentram os maiores números de apreensões de linhas cortantes, contabilizando 467 e 515 carretéis encontrados, respectivamente. Nas demais áreas da cidade, segundo a GCM, incluindo Centro, Sul, Sudeste, Sudoeste e Norte, foram apreendidos mais 564 materiais.

Até agora, o total de linha confiscada pelo corporação entre o dia 2 de junho e 7 de julho de 2025 atinge 773 km. O número emergencial 153 da Guarda Civil Metropolitana recebe denúncias relacionadas ao uso de cerol. Além disso, os agentes da GCM estão em campo, fiscalizando e orientando os cidadãos sobre a utilização responsável de linhas de pipa.

Campanha

A 17ª edição da Campanha “Pipa Sem Cerol” traz o tema “Diversão com segurança para todos! Voe livre, voe consciente!”. O objetivo é conscientizar não apenas os usuários de linhas cortantes, como cerol, chilena, indonésia e o nylon, mas também alertar sobre os riscos que essas práticas representam para motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com a chegada da temporada de férias, o aumento da prática de soltar pipas eleva os riscos associados ao uso de linhas cortantes. Essas linhas podem causar acidentes graves e representam um ato ilegal que coloca vidas em risco. A GCM orienta atenção redobrada a ciclistas e motociclistas, que podem ampliar a segurança com a utilização de antenas de segurança e pescoceiras.

A GCM reforça ainda a importância de buscar locais seguros para a atividade de soltar pipas, preferindo áreas abertas e distantes de fiações elétricas. O comandante da GCM, Gustavo Toledo, destaca que o uso de cerol é proibido em Goiânia e em diversas cidades do Brasil, devido aos riscos para as crianças e adolescentes que praticam e para a integridade da fiação elétrica.

Fotos: Divulgação/GCM

Guarda Civil Metropolitana (GCM) – Prefeitura de Goiânia

Você também pode gostar

Deixe um comentário