Saúde

Goiás confirma quatro casos de febre amarela em primatas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou, nesta quinta-feira (11), quatro casos de febre amarela em primatas. Os registros ocorreram em Abadia de Goiás (2 casos), Goiânia – no Residencial Fortville (1 caso) – e Guapó (1 caso). Um caso em investigação no Zoológico de Goiânia ainda aguarda resultado, enquanto outro, em Aragoiânia, foi descartado.

De acordo com a SES-GO, ao longo de 2024 foram analisadas 58 amostras de macacos mortos em diferentes cidades goianas, todas negativas para a doença. Já em 2025, foram notificadas 37 mortes de primatas, com 33 amostras coletadas para diagnóstico, sendo quatro confirmadas até agora.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, explicou que cada confirmação desencadeia reuniões técnicas com as secretarias municipais de saúde, além do repasse imediato das informações ao Ministério da Saúde.

Flúvia destacou que o monitoramento é contínuo e reforçou a importância da vacinação como principal forma de prevenção:

“A vacina é segura, eficaz e evita casos graves e óbitos. A primeira dose deve ser aplicada aos 9 meses, a segunda aos 4 anos. Adultos que não sabem se estão vacinados devem procurar uma unidade de saúde, sendo necessária ao menos uma dose na vida.”

A SES-GO também orienta a população a notificar macacos mortos ou doentes às secretarias municipais de saúde ou pelo aplicativo SissGeo, disponível na Play Store. Em Goiânia, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (62) 99152-2545, com foto do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *