Goiânia

Terça-feira de vitórias para Major Vitor Hugo na Câmara Municipal

Projeto que institui a criação do Programa Escola Cívico-Militar em Goiânia e requerimento para conceder Título de Cidadão Goianiense ao Ministro Luiz Fux, ambos de sua autoria, foram aprovados em plenário

 

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça-feira (21), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 388/2025, de autoria do vereador Major Vítor Hugo e co-autoria do Vereador Coronel Urzêda, que cria o Programa Escola Cívico-Militar do Município de Goiânia (PECM-Goiânia). A proposta, já aprovada anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), segue agora para análise da comissão temática.

O programa tem como propósito melhorar o ambiente escolar, elevar o desempenho acadêmico e contribuir para a formação integral dos alunos, por meio de uma gestão compartilhada com apoio cívico-militar — sem interferência no conteúdo pedagógico. A iniciativa busca fortalecer valores como civismo, respeito, responsabilidade e patriotismo, além de promover disciplina, segurança e integração entre escola, alunos e famílias, garantindo um ambiente mais propício à aprendizagem e à redução da evasão escolar.

Inspirado no modelo de sucesso dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás, o PECM-Goiânia pretende replicar na rede municipal a mesma cultura de excelência, civismo e comprometimento que tem se mostrado referência em todo o Estado.

Outra vitória do Major Vitor Hugo na Câmara nesta terça-feira (21), foi a aprovação do Título de Cidadão Goianiense ao Ministro do STF, Luiz Fux. A proposta é do próprio Vereador em reconhecimento à sua notável trajetória no cenário jurídico nacional e à relevante contribuição para o fortalecimento das instituições democráticas.

A propositura da honraria é do vereador Major Vítor Hugo e celebra uma carreira exemplar, marcada pela dedicação ao Direito, pelo compromisso com a justiça e pela influência positiva sobre o desenvolvimento jurídico e institucional do país.

Sua carreira no Judiciário é marcada por passagens de destaque, incluindo o exercício das funções de juiz e desembargador no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em 2001, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, posteriormente, integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde também exerceu a Presidência. Atualmente, é ministro do STF, tendo presidido a Corte no biênio 2020–2022, período em que liderou importantes iniciativas para garantir o pleno funcionamento da Justiça durante a pandemia.

Recentemente, Luiz Fux demonstrou independência e firmeza jurídica ao ser o único ministro do STF a votar contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo referente à tentativa de golpe de Estado. Sua decisão foi amplamente reconhecida por juristas como um exemplo de coerência constitucional e respeito ao devido processo legal.

A concessão do Título de Cidadão Goianiense, proposta pelo vereador Major Vítor Hugo, representa um ato de reconhecimento e gratidão da capital goiana por sua contribuição à sociedade brasileira e pela atuação que inspira operadores do Direito em todo o território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *