Câmara aprova programa de doação e recondicionamento de eletrônicos em Goiânia
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira (11), em última votação, o projeto de lei que cria o Marco Legal de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos na capital. A proposta, inicialmente apresentada em 2022 pelo ex-vereador Marlon (PDT), foi reapresentada pelo vereador Tião Peixoto (PSDB).
O objetivo da iniciativa é dar um destino sustentável a equipamentos eletrônicos inservíveis, especialmente os de informática, que poderão ser recuperados e doados a instituições públicas e sociais. De acordo com os autores, o projeto busca “promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de emprego e renda em um setor essencial para o desenvolvimento da economia brasileira”.
Além de contribuir para a inclusão digital e social, a medida também traz benefícios ambientais, ao prolongar a vida útil de equipamentos que seriam descartados.
O texto prevê a criação de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços voltados à reciclagem e ao ensino técnico — e Pontos de Inclusão Digital (PID) em várias regiões da cidade. As ações devem ocorrer em parceria com instituições de ensino.
A proposta ainda permite que Goiânia integre o Sukatekh, programa estadual desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com objetivos semelhantes de reaproveitamento e inclusão digital. O projeto segue agora para análise do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
