Brasília

Bolsonaro diz que ainda não sabe o que pode ou não falar em público: “Não está claro”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (24/7) que ainda não compreende os limites do que está autorizado a dizer publicamente, após decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada em conversa com apoiadores em Brasília, enquanto ele explicava sua cautela ao falar com a imprensa e o público.

“Não está claro o que eu posso ou não falar. Estou aguardando meus advogados. Eles vão me dar um parecer amanhã. Tenho prazer de falar com vocês, mas eu não posso errar”, declarou Bolsonaro, visivelmente contido.

Decisão do STF mantém restrições

A manifestação do ex-presidente ocorre um dia após o ministro Alexandre de Moraes decidir manter as medidas cautelares impostas a ele no âmbito do inquérito que apura tentativa de golpe de Estado. Entre essas medidas estão o uso de tornozeleira eletrônica, o recolhimento domiciliar noturno e a proibição de uso das redes sociais.

De acordo com Moraes, não há impedimento para que Bolsonaro conceda entrevistas ou faça declarações públicas, desde que isso não ocorra por meio de redes sociais ou por intermédio de terceiros em plataformas digitais.

“Se houver novo descumprimento das medidas, será determinada a conversão da cautelar em prisão preventiva de forma imediata”, escreveu o ministro na decisão, reiterando o alerta feito à defesa.

Expectativa por parecer jurídico

Bolsonaro reforçou que suas falas públicas estão sendo avaliadas com cautela pela equipe jurídica, a fim de evitar novas infrações às determinações do STF. Ele não detalhou se pretende retomar entrevistas ou agendas públicas com maior frequência após esse parecer.

Apesar de defender que não houve descumprimento intencional de ordens judiciais, o ex-presidente já foi advertido anteriormente por divulgar vídeos com críticas às instituições por meio de terceiros, o que resultou em nova análise do Supremo sobre a necessidade de endurecimento das medidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *