Início » Câmara aprova projeto que impede corte de energia em unidades de saúde de Goiânia

Câmara aprova projeto que impede corte de energia em unidades de saúde de Goiânia

por Redação Diário Online
0 comentários

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação nesta terça-feira (30), o Projeto de Lei 334/2024, que proíbe a suspensão no fornecimento de energia elétrica em hospitais, clínicas, postos de saúde e UPAs, mesmo em casos de inadimplência.

De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), a proposta garante o fornecimento ininterrupto de energia às unidades de saúde, reforçando a continuidade de atendimentos essenciais à população.

Justificativa

Kitão destacou que a medida busca evitar situações como as registradas em outubro de 2024, quando três unidades de saúde administradas pela Prefeitura de Goiânia — Cais Campinas, Cais Novo Mundo e UPA do Residencial Itaipu — tiveram a energia cortada por falta de pagamento.

“Foram inúmeros erros, como a ausência de pagamento das contas. A aprovação desse texto garante que unidades de saúde não sejam prejudicadas por gestões atrapalhadas, que afetam diretamente a vida dos goianienses”, afirmou o vereador.

Regras para concessionária

O texto também estabelece que a concessionária de energia deverá comunicar à Secretaria Municipal de Saúde, com pelo menos cinco dias de antecedência, qualquer interrupção programada.

O parlamentar reforçou que a energia é fundamental para o funcionamento de equipamentos como respiradores, incubadoras e aparelhos de diálise, sendo a interrupção um risco direto à vida dos pacientes.

Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

Você também pode gostar

Deixe um comentário