“Careca do INSS” é transferido para a Papuda após advogado abandonar defesa
O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, nos últimos dias. A informação foi confirmada pela atual defesa do investigado.
Desde o dia 12 de setembro, Antunes estava detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) na capital federal, acusado de envolvimento em um esquema de cobrança indevida de mensalidades associativas, descontadas sem autorização de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo as investigações, o lobista seria um dos principais operadores da fraude.
De acordo com a Polícia Federal, empresas ligadas a Careca do INSS funcionavam como intermediárias financeiras entre as associações envolvidas e as instituições que processavam os descontos. O caso veio à tona após uma série de reportagens reveladas pelo portal Metrópoles.
A transferência de Antunes para a Papuda ocorreu após o abandono da defesa por parte do advogado Cleber Lopes, no último dia 20 de outubro, por “questões de foro íntimo”. Até essa data, o lobista ainda se encontrava na custódia da PF.
Cleber Lopes ficou conhecido pela postura firme durante o depoimento de Antunes à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o esquema. Na ocasião, o advogado discutiu com parlamentares que chamaram o lobista de “ladrão”.
O Careca do INSS segue à disposição da Justiça e deve permanecer no presídio enquanto o processo avança.
