Deputado do PT pede prisão preventiva de Nikolas Ferreira
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Reimont (PT-RJ), protocolou nesta quinta-feira (28/8) um ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele pede investigação contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e solicita que a PGR avalie uma possível prisão preventiva, caso haja risco à ordem pública.
Segundo Reimont, Nikolas atuou em janeiro contra uma norma da Receita Federal que previa o monitoramento de transações via Pix acima de R$ 5 mil. A pressão política, afirma o petista, ajudou a derrubar a regra. A medida ampliaria a fiscalização sobre fintechs, apontadas por autoridades como usadas em esquemas de lavagem de dinheiro.
O deputado também citou a prisão de Glaycon Raniere, primo de Nikolas, em Uberlândia (MG). Ele destacou que o episódio reforça a necessidade de investigar possíveis vínculos familiares, políticos e financeiros do parlamentar com estruturas criminosas.
Reimont disse que a apuração é fundamental para proteger a democracia:
“O grande crime organizado mantém relações espúrias com uma parcela corrupta de agentes do Estado. Como presidente da Comissão, é meu dever zelar pela integridade democrática e pelos direitos humanos.”