Frente fria traz chuva e alerta de tempestades para 24 cidades de Goiás
A chegada de uma frente fria pela região Sudeste começou a mudar o clima em Goiás nesta terça-feira (28/10), marcando o retorno das chuvas e o aumento do risco de tempestades em várias partes do estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), 24 municípios, incluindo Goiânia, estão sob alerta de tempestade.
Além da capital, as cidades em alerta são: Anápolis, Aporé, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada, Castelândia, Chapadão do Céu, Edealina, Gameleira de Goiás, Goiandira, Gouvelândia, Inaciolândia, Itajá, Itarumã, Joviânia, Lagoa Santa, Leopoldo de Bulhões, Maurilândia, Orizona, Panamá, Pontalina, Quirinópolis, Silvânia, Turvelândia e Vianópolis.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, o avanço do sistema será gradual, com os efeitos mais intensos esperados entre quarta (29) e quinta-feira (30/10). “Ao longo da semana, uma frente fria deve avançar sobre Goiás. Aí sim, podemos esperar ocorrências de chuva”, afirmou.
Amorim explica que frentes frias são comuns nesta época do ano, mas muitas vezes perdem força antes de atingir o estado. Desta vez, a expectativa é que o sistema avance com intensidade, provocando instabilidade atmosférica e queda nas temperaturas nos próximos dias.
Mesmo com a previsão de chuva, Goiânia ainda deve registrar temperaturas elevadas nesta terça-feira, com os termômetros chegando aos 34°C no período da tarde e predomínio de sol em boa parte do dia.
