Política

Lula em conversa com Trump: “Com três reuniões que fizer comigo, você vai perceber que Bolsonaro era nada”.

Durante sua passagem pela Malásia para participar da 47ª Cúpula da ASEAN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma coletiva que repercutiu pelo conteúdo direto e pelas referências ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo relatos divulgados pela imprensa, Lula afirmou que teve uma “ótima reunião” com Donald Trump e que o líder norte-americano lhe “garantiu” um possível acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos nos próximos dias.

Na coletiva, Lula também disse que, se Trump fizesse “três reuniões” com ele, perceberia que “Bolsonaro era nada”. A frase, bastante incisiva, foi interpretada como uma afirmação de que sua interlocução diplomática seria mais frutífera — e contrastaria fortemente com a relação mantida com seu antecessor.

O presidente brasileiro falou ainda que Bolsonaro já faz parte do passado da história do Brasil — e que seu governo busca resgatar a credibilidade externa e relançar o papel diplomático do país.

Ainda sobre o encontro com Trump, Lula afirmou que apresentou documentos contestando as tarifas impostas pelo governo dos EUA aos produtos brasileiros. Ele reconheceu o direito norte-americano de aplicar medidas comerciais, mas considerou algumas das decisões equivocadas com base em “informações incorretas”.

Apesar das declarações otimistas de Lula, Trump adotou tom mais cauteloso ao comentar o encontro, dizendo que estava impressionado com o presidente brasileiro e reconhecendo uma “ótima reunião”, mas não confirmando prazos firmes para o acordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *