O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já analisou imagens da cela onde pretende acomodar o ex-presidente Jair Bolsonaro caso determine sua transferência para o presídio da Papuda, em Brasília. Segundo informações apuradas pela coluna, o espaço foi adaptado especialmente para o ex-chefe do Executivo e recebeu a aprovação do magistrado.
A cela possui paredes brancas, ar-condicionado e televisão, além de condições consideradas adequadas para abrigar o ex-presidente, que atualmente cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.
Aliados de Bolsonaro acreditam que o STF poderá ordenar a transferência já na próxima semana, após o julgamento dos embargos de declaração apresentados pela defesa.
Apesar disso, a expectativa é que Bolsonaro permaneça por pouco tempo na Papuda. Ministros próximos a Moraes avaliam que o Supremo deve aceitar um pedido da defesa para restabelecer a prisão domiciliar, sob alegação de motivos de saúde.
O mesmo benefício foi concedido, em maio de 2025, ao ex-presidente Fernando Collor, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção.
Condenação por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por golpe de Estado, além de outros quatro crimes. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde que foi flagrado descumprindo medidas cautelares em outro inquérito, que investiga coação no curso do processo.
A investigação foi aberta por ordem de Moraes após o deputado Eduardo Bolsonaro ter articulado sanções a autoridades brasileiras junto ao governo dos Estados Unidos.