Notícia

Pix ganha botão de contestação contra golpes a partir desta quarta-feira

O Banco Central (BC) anunciou que, a partir desta quarta-feira (1º/10), estará disponível para todos os usuários do Pix um botão de contestação, acessível diretamente nos aplicativos de bancos e instituições financeiras.

A nova ferramenta foi criada para dar mais rapidez e segurança em casos de fraudes, golpes ou transferências feitas sob coerção. Segundo o BC, a medida é uma evolução do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que já permite a devolução de valores transferidos em situações específicas.

Com o novo botão, a contestação será feita de forma digital, sem necessidade de contato humano, e os valores poderão ser bloqueados de imediato na conta de destino. Isso aumenta as chances de recuperação do dinheiro antes que criminosos movimentem os recursos entre várias contas.

De acordo com Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, após a contestação, a instituição financeira do golpista receberá a informação instantaneamente e deverá bloquear os valores disponíveis.

O prazo para análise é de até sete dias, e, caso seja comprovado o golpe, a devolução será feita diretamente para a conta da vítima em até 11 dias após a contestação.

O BC reforça que o botão não poderá ser usado em casos de erros de digitação, arrependimento ou desacordos comerciais, sendo exclusivo para situações de fraude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *