Prefeitura de Goiânia inicia revitalização da Avenida 85 e prepara binário da T-10
A Prefeitura de Goiânia anunciou novas intervenções viárias que prometem transformar a mobilidade em dois dos principais corredores da capital: as avenidas 85 e T-10. As ações fazem parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que já contemplou melhorias em corredores como Castelo Branco, Mutirão, Jamel Cecílio, 136, 24 de Outubro e Universitária.
A primeira entrega será a revitalização da Avenida 85, prevista para outubro, mês de aniversário da cidade. O projeto inclui renovação completa da sinalização, implantação de abrigos de ônibus do modelo CMTC-3 (referência do Terminal da Praça da Bíblia), adequações geométricas em cruzamentos — especialmente no entroncamento com a Avenida T-9 —, implantação de faixas de conversão à direita e atualização dos planos semafóricos, com sincronia da chamada onda verde desde a Avenida Laudelino Gomes até a Praça Cívica.
Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a obra vai garantir mais segurança e fluidez. “Vamos entregar uma avenida mais segura, com melhor capacidade de fluxo, terceira faixa, onda verde e sinalização renovada. A sincronização dos semáforos vai permitir maior fluidez e menor tempo de deslocamento, beneficiando tanto o transporte coletivo quanto o motorista que utiliza a via diariamente”, explicou.
Avenida T-10 terá sistema binário
Já em relação à Avenida T-10, estudos técnicos apontaram um dos maiores índices de congestionamento da capital. A via é estratégica por conectar as regiões oeste e leste por meio da Avenida 136. Com apoio de consultorias especializadas, a SET elaborou projeto para implantação de um sistema binário entre as avenidas T-10 e T-55.
O plano prevê revisão de estacionamentos, adequações geométricas e alargamento em pontos de estrangulamento, ampliando para quatro faixas de circulação em cada sentido no trecho entre o Parque Vaca Brava e a Avenida 85.
“O corredor da T-10 concentra um dos maiores volumes de tráfego da cidade. Com o sistema binário e as adequações propostas, vamos reduzir congestionamentos e ampliar a capacidade viária, trazendo benefícios diretos ao transporte coletivo e a quem circula diariamente pela região”, destacou Abreu.
O projeto já foi validado pelo prefeito Sandro Mabel, mas ainda não tem data definida para início das obras. De acordo com a SET, o cronograma depende de alinhamentos entre diferentes secretarias devido à complexidade da intervenção.