Goiânia

Prefeitura de Goiânia realiza mais de 32 mil atendimentos oftalmológicos em 2025

Ação da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo zerar fila de espera por consultas e exames especializados

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou a marca de 32 mil atendimentos oftalmológicos realizados em 2025. A iniciativa contempla consultas médicas e exames especializados, e faz parte de um esforço da gestão municipal para eliminar a fila de espera e oferecer atendimento de qualidade à população.

No último sábado (19/7), o prefeito Sandro Mabel deu início ao Mutirão de Oftalmologia, que disponibilizou 4,1 mil vagas. Durante o lançamento, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com o acesso à saúde. “Estamos oferecendo um serviço eficiente, organizado e de qualidade. É gratificante ver esse atendimento acontecendo de forma rápida, sem confusão e com respeito às pessoas que estavam esperando há meses por esse cuidado. Queremos garantir que todos tenham acesso a esse atendimento e, por isso, vamos continuar realizando novos mutirões”, afirmou.

Entre janeiro e julho, a média foi de aproximadamente 150 atendimentos oftalmológicos por dia. Somente nos meses de junho e julho, foram ofertados mais de 15 mil atendimentos. Esse avanço só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Goiânia e instituições como a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), Hospital de Olhos Vila Nova e Instituto de Olhos de Goiânia.

A meta da atual gestão é eliminar a demanda reprimida com ações contínuas. Ao todo, estão previstas cinco edições do mutirão, com prioridade para pacientes que aguardam há mais tempo na fila da regulação municipal. Os atendimentos incluem consultas completas, com direito a receita para óculos e encaminhamentos para cirurgias, quando necessário.

Foi o caso do pequeno Davi, que passou por atendimento no sábado e será encaminhado para cirurgia. “Ele vai passar por uma cirurgia para reconstrução de crânio e o neurocirurgião pediu esse exame para ver se tem alteração na visão dele. A consulta saiu em menos de 15 dias, isso foi super importante para a gente. A consulta foi boa, ótima, estamos muito felizes”, relatou Sandra Alves dos Santos, mãe do menino, após atendimento na Fubog.

Fotos: Alex Malheiros
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *