Instagram/Fubá Café
Política

Cafeteria pede ajuda nas redes: bolsonaristas confudem nome e boicotam cafeteria errada

Alvo era um, mas ataques foram para outro

Um erro de digitação e confusão de nomes resultaram em prejuízo para um estabelecimento inocente em Curitiba, no Paraná. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mobilizaram um boicote ao Fuga Café, mas parte dos ataques foi direcionada, por engano, ao Fubá Café — que não tem qualquer ligação com o episódio.

Entenda a origem da confusão

A movimentação começou após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno ao ex-presidente. Em tom de provocação, o Fuga Café publicou nas redes sociais um cartaz com a frase: “Proibida a entrada com tornozeleira eletrônica”. Outras postagens seguiram o mesmo tom, com frases como “dias lindos por aqui” e “o barista ama vocês, menos alguns”.

Além disso, o café fez questão de reforçar sua posição política com a frase: “Comer e beber também é um ato político”.

Nome parecido, prejuízo certo

Com a repercussão, simpatizantes de Bolsonaro organizaram um boicote virtual ao Fuga Café. Entretanto, ao buscar o nome na internet, muitos usuários acabaram encontrando o Fubá Café — que nada tem a ver com o caso. O resultado foi uma onda de avaliações negativas no Google e comentários ofensivos nas redes sociais.

Estabelecimento tenta conter danos

Diante da situação, o Fubá Café divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que estava sendo prejudicado injustamente. Segundo o comunicado, a nota média do estabelecimento caiu desde o início dos ataques e muitas críticas vinham de cidades de fora do estado.

“Nossa nota está caindo desde ontem, e as avaliações vindas de diversas cidades continuam chegando. O pano de fundo é um desentendimento de outro estabelecimento que tomou proporções grandes nas redes. Na busca do Google, os boicotadores estão confundindo os nomes e nos avaliando com 1 estrela”, afirmou a equipe do Fubá Café.

Campanha equivocada nas redes

O episódio gerou repercussão local e chamou a atenção para os efeitos de mobilizações impulsivas nas redes sociais. Até o momento, o Fuga Café continua com postagens críticas ao ex-presidente e aos que aderiram ao boicote. Já o Fubá, tenta contornar os prejuízos e recuperar a reputação digital prejudicada pelo mal-entendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *