Brasil

Secretário da Conafer passou de beneficiário do auxílio emergencial a dono de avião, revela reportagem

Uma reportagem publicada pelo portal Metrópoles revelou que o secretário da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Silas da Costa Vaz, aparece como proprietário em documentos de compra e venda de ao menos dois aviões avaliados em milhões de reais. O caso gerou questionamentos, já que ele recebeu 16 parcelas do auxílio emergencial durante a pandemia, totalizando R$ 4.050.

Segundo a apuração, um dos aviões é um Beech Aircraft modelo 58P, comprado por R$ 2,5 milhões em junho deste ano. O outro é um Cessna 172RG, prefixo PR-ATM. As aeronaves teriam sido adquiridas do presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT), Vinícius Ramos da Cruz, ligado à ONG parceira da Conafer.

Procurado, Silas Vaz disse ao Metrópoles que não se lembra de ter assinado documentos de compra e venda das aeronaves e que vai consultar advogados para esclarecer a situação. Já a ONG ITT e Vinícius Ramos não se manifestaram sobre o caso.

A Conafer, em nota, afirmou que o ITT “faz parte do quadro de associados, mas não pertence à confederação” e que a entidade não pode ser proprietária de bens que não constem em seu próprio CNPJ.

A reportagem também destaca indícios de movimentações suspeitas em licitações e convênios envolvendo a ONG e empresas supostamente contratadas de forma irregular, com subcontratações e concorrentes simulados.

O caso reforça os questionamentos sobre a “farra do INSS”, série de denúncias envolvendo contratos e convênios suspeitos ligados à Conafer e entidades parceiras.

📌 Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *