Goiânia

Câmara de Goiânia amplia sede com novo pavimento de 1,5 mil m² e nove gabinetes

A Câmara Municipal de Goiânia inaugurou, nesta quarta-feira (12), a ampliação de sua sede, localizada no Centro da capital. O novo pavimento, com 1,5 mil metros quadrados, abriga nove gabinetes – sendo dois acessíveis –, 35 salas de uso comum e duas salas de reuniões.

A solenidade contou com a presença do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), dos demais parlamentares e de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita coronel Cláudia Lira (Avante), representando o prefeito Sandro Mabel (União Brasil), e o subsecretário Antônio Pereira Carneiro Neto, que representou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

A nova estrutura também recebeu 200 novos computadores e um elevador que liga o térreo ao terceiro pavimento, ampliando a acessibilidade. A obra foi necessária para atender ao aumento no número de vereadores — que passou de 35 para 37 — e à crescente demanda por serviços como o Canal Cidadania, a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo.

Com duração de um ano e cinco meses, a ampliação custou menos de R$ 7 milhões, valor considerado 17 vezes menor que o estimado para a construção de uma nova sede. Segundo Policarpo, os recursos vieram do duodécimo repassado à Câmara, sem gerar aumento de despesas para o município.

“Foi uma decisão política, econômica e cultural manter a Câmara no Centro. Não faz sentido falar em revitalização da região e, ao mesmo tempo, tirar daqui o Legislativo. A população precisa de um local acessível”, ressaltou Policarpo.

A vice-prefeita Cláudia Lira destacou o zelo com o dinheiro público:

“A ampliação representa cuidado e compromisso com a população, oferecendo melhores condições sem desperdício de recursos”, afirmou.

O vereador Anselmo Pereira (MDB), vice-presidente da Casa, elogiou a gestão da Mesa Diretora:

“Transformamos esta Casa em um verdadeiro centro de ressonância dos anseios da população goianiense”, disse.

Histórico da sede
Inaugurada em 1998, a atual sede foi o primeiro prédio próprio do Legislativo goianiense. A primeira ampliação ocorreu em 2008, e em 2020 o edifício passou por uma modernização completa, com melhorias no Plenário e nos auditórios Carlos Eurico e Jaime Câmara, que receberam novos sistemas de som e transmissão.

Com a conclusão da nova etapa, a sede da Câmara de Goiânia se consolida como um dos espaços legislativos mais modernos do país, com controle de acesso por reconhecimento facial e biometria e infraestrutura totalmente renovada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *