Câmara vota hoje projeto que pode reduzir pena de Bolsonaro
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu levar ainda nesta terça-feira (9/12) ao plenário o projeto que pode diminuir as penas de Jair Bolsonaro (PL) e de outros condenados pelos atos de 8 de Janeiro. A definição ocorreu durante a reunião de líderes realizada pela manhã, na sede da Câmara, e foi confirmada pela assessoria do parlamentar.
O texto que será submetido à votação é o parecer do deputado Paulinho da Força (Solidariedade), relator da matéria. A proposta em discussão não prevê anistia, mas pode atenuar as punições aplicadas aos condenados.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que o partido recuou da estratégia de apresentar destaque para tentar restaurar o texto original — que concedia anistia ampla e irrestrita aos envolvidos. Segundo ele, a sigla decidiu, por ora, focar na redução das penas.
“Assumi um compromisso pelo Natal que nós não vamos apresentar neste momento. A redução de penas será o primeiro degrau da nossa luta pela anistia”, declarou.
