Ceasa Goiás realiza 5ª Festa do Pequi nesta quinta (23) em Goiânia
A Ceasa Goiás promove nesta quinta-feira (23/10) a 5ª edição da Festa do Pequi, a partir das 8h, no entreposto de Goiânia, localizado no Jardim Guanabara. O evento, que tem entrada gratuita, celebra o Dia Estadual do Pequi e valoriza um dos símbolos mais marcantes da cultura e da culinária goiana. A abertura oficial será às 10h, com a presença de autoridades.
Reconhecida como o maior ponto de venda de pequi por safra do país, a Ceasa reforça, com a festa, a importância econômica, social e cultural do fruto típico do Cerrado. “É uma alegria poder realizar mais uma edição dessa festa tão querida pelo povo goiano. Tudo foi preparado com muito amor e dedicação, para que o público viva uma experiência única, com sabor, cultura e hospitalidade, do jeito que o goiano sabe fazer”, destacou o presidente da Ceasa, Carlão da Fox.
A programação começa com a apresentação das Fiandeiras de Caldazinha e segue com a Orquestra de Violeiros de Goiás, a Junina Balancê do Cerrado e o Projeto Palco Aberto. O cantor Ronny Castelo se apresenta durante a manhã, e o almoço, com pratos típicos à base de pequi, será servido ao meio-dia. O encerramento fica por conta do cantor Rayan Barreto, em formato voz e violão.
Além da programação cultural, o evento também evidencia o papel da Ceasa como líder nacional na venda de pequi. De acordo com dados da companhia, 2.266 toneladas do fruto já foram comercializadas em 2025, movimentando mais de R$ 4 milhões. A expectativa é que o volume triplique até março de 2026, quando encerra a safra.
Segundo Josué Lopes, gerente da Divisão Técnica da Ceasa, o crescimento da produção também traz desafios ambientais. “A redução de áreas de coleta e os desafios de regeneração do pequizeiro tendem a afetar a oferta no médio prazo se não forem enfrentados com políticas direcionadas especialmente a essas áreas”, alertou.