Maduro afirma que Venezuela está preparada para resistir a ameaças dos EUA
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira (1º/9) que o país está em “máxima preparação” diante da pressão dos Estados Unidos e não descarta uma reação armada em caso de intervenção militar.
Durante entrevista à imprensa internacional em Caracas, o líder venezuelano afirmou que a movimentação norte-americana representa a maior ameaça da história da América Latina. “Oito navios de guerra, 1,2 mil mísseis e um submarino nuclear estão mirando a Venezuela. Isso constitui a maior ameaça à América Latina em sua história”, destacou.
Segundo Maduro, caso a Venezuela seja alvo de uma ação militar, haverá uma resposta imediata. “Se a Venezuela for agredida, passaria imediatamente ao período de luta armada em defesa do território nacional, da história e do povo da Venezuela”, disse.
A ofensiva faz parte da estratégia dos EUA durante o governo Donald Trump, que passou a classificar cartéis do narcotráfico como grupos terroristas. Nesse contexto, Maduro foi acusado de liderar o cartel de Los Soles, organização apontada por Washington como ligada ao tráfico internacional de drogas.
Na prática, essa mudança na política externa norte-americana abre espaço para que tropas sejam enviadas a outros países sob a justificativa de combate ao terrorismo e ao narcotráfico. Atualmente, uma frota de navios de guerra norte-americanos se aproxima da costa venezuelana, com a promessa da Casa Branca de empregar “todo o poder” contra o tráfico na América Latina.
📌 Fonte: Agência de Notícias