Mercado de suplementos alimentares e cosméticos esportivos está em alta
Os produtos não estão mais restritos apenas aos ‘marombeiros e atletas profissionais, atualmente conta também como público alvo pessoas que buscam hábitos saudáveis e qualidade de vida
O mercado global de suplementos alimentares, incluindo produtos de nutrição esportiva e cosméticos específicos para atletas, está em crescimento e projetado para atingir um valor de 11,1 bilhões de dólares em 2033, de acordo com a Business Research Insights. Esse crescimento é impulsionado pela crescente preocupação com a saúde, o bem-estar e a adoção de hábitos saudáveis, tanto por atletas profissionais quanto entusiastas de atividades físicas.
A empresária goiana do ramo farmacêutico Renata César, proprietária da Avince Farma, empresa criada por ela em 2020, no ano do início da pandemia de Covid 19, percebeu a mudança do comportamento do consumidor a partir deste período, no que diz respeito a cuidados com a saúde.
“A pandemia mudou muito o comportamento do consumidor no que se relaciona a saúde. As pessoas no geral de todas as faixas etárias estão mais preocupadas em fazer atividade física. Hoje em dia muitos consumidores estão trocando as ‘baladas’ por outros programas, realizando atividades em grupos e valorizando as oportunidades em academias que oferecem uma melhor experiência ao cliente”, destaca.
A expectativa é que este ramo de negócio continue em ascensão. O mercado de nutrição esportiva e suplementos alimentares foi estimado em US$ 8,28 bilhões em 2024 e espera-se que cresça a um CAGR de 3,3% até 2033. A pesquisa sugere um aumento do consumo de suplementos alimentares, especialmente aqueles que visam apoiar o desempenho esportivo e a recuperação muscular.
O mercado de suplementos não está mais restrito apenas aos ‘marombeiros’ e atletas profissionais, com consumidores cada vez mais interessados em produtos que promovem a saúde e o bem-estar. A busca por produtos que melhorem a performance, a recuperação e a aparência da pele também impulsiona o crescimento do mercado de cosméticos para atletas.
O ramo de negócios fitness tem aumentado a cada dia, em todos os setores, desde venda de equipamentos, vestuários, cosméticos e suplementos alimentares. “Esta tendência do wellness, da qualidade de vida como um todo, impacta fortemente a Avince Farma, pois com o aumento da exigência do consumidor, nos força a procurar ainda mais por melhorias”, afirma Renata César.
O setor oferece diversas oportunidades para empresas e profissionais da área da saúde, com a possibilidade de desenvolver produtos e serviços inovadores. “A preocupação em acompanhar as tendências de mercado foi um dos motivos que me levou a fazer uma viagem de negócios pela Europa por 15 dias, em junho, com o intuito de procurar novidades e melhorias ainda mais em nosso processo e nos nossos produtos”, revela a empresária.
Diante deste mercado promissor, a proprietária da Avince Farma tem grandes expectativas de crescimento do seu negócio. “Esse crescimento no setor já era esperado uma vez que o comportamento dos consumidores tem levado a isso. Diante disso, estamos cada vez mais focados em melhorar tanto os produtos quanto a experiência do cliente”. Para 2025, a empresária acredita que a Avince Farma deve alcançar um crescimento de 15% a 20% ao mês, em média, em 2025.
“A Avince é uma marca de cosméticos esportivos e suplementos nutricionais de alto padrão, que busca proporcionar melhor experiência esportiva às pessoas que se beneficiam de nossos produtos e otimizar a performance e consequente resultados, sejam atletas de alto desempenho ou praticantes casuais. Ampliando esta experiência, recentemente iniciamos a comercialização de suplementos nutricionais”, explica Renata César.
A marca conta com duas linhas de produtos. A linha de cosméticos esportivos, a Sport X Avince inclui quatro produtos: Creme Antiatrito, Gel Antitravamento, Cera Regeneradora e Gel de Massagem. Já a linha de suplementação conta com três produtos: Creatina, Pré-treino e Ômega 3. Estão previstos para breve a produção de gel de carboidrato de rápida absorção e o Whey Protein.