Educação

Primeiro dia de provas do Enem 2025 teve abstenção de 27%, diz MEC

Quase 1,3 milhão de candidatos não compareceram; índice se mantém próximo ao registrado em 2024

Alta abstenção marca início do exame

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 foi marcado por uma taxa de abstenção de 27%. O número, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), indica que quase 1,3 milhão de estudantes não compareceram aos locais de prova neste domingo (9).

Ao todo, 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para participar da avaliação, aplicada em 1.804 municípios de todo o país. Apesar da ausência elevada, o percentual ficou próximo ao registrado em 2024, quando 26,6% dos estudantes também deixaram de fazer o exame.


Provas e estrutura nacional

Durante o primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões objetivas, abrangendo as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, os participantes produziram uma redação em língua portuguesa, etapa considerada decisiva para o desempenho final.

De acordo com o Inep, o exame foi realizado sem grandes incidentes. Contudo, algumas cidades tiveram aplicações diferenciadas, especialmente em regiões do Pará e do Paraná, devido a questões logísticas.


Participação e impacto educacional

Embora o índice de abstenção ainda seja alto, milhões de estudantes brasileiros compareceram às provas com o objetivo de ingressar no ensino superior. O ENEM continua sendo uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.

Por outro lado, especialistas destacam que a recorrente taxa de ausência reflete desafios na preparação dos alunos, bem como na logística de aplicação do exame. Segundo eles, o cenário reforça a importância de políticas públicas de incentivo à permanência escolar e de melhorias no transporte e na comunicação com os inscritos.


Expectativas para o segundo dia

O segundo dia de provas do ENEM 2025 será aplicado no próximo domingo (16), com questões de Matemática e Ciências da Natureza. O Inep recomenda que os estudantes cheguem com antecedência aos locais de prova e confiram o cartão de confirmação para evitar imprevistos.

Apesar das dificuldades enfrentadas, o exame segue como um dos principais marcos da educação brasileira, determinando o futuro de milhares de jovens que buscam novas oportunidades por meio do estudo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *